sábado, 23 de agosto de 2008

Tucano de bico preto

Este tucano de bico preto (Ramphastus vitellinus) foi o nosso primeiro hóspede. Chegou no CETAS no dia 06/06/2008, com as patas amarradas por uma fina corda.
Isto é um sinal que este animal havia sido capturado por um traficante de animais selvagens.
Aqui no CETAS o animal sempre foi arisco e arredio, mas sempre saudável.
Como não é possível saber o sexo do tucano pelas características externas, fizemos um exame de DNA. O resultado foi que este animal é um macho.
Ele está prestes a se encontrar com uma namorada que vive no Horto Municipal de Santos.

3 comentários:

Unknown disse...

Que bom saber que ele terá um bom destino! Bjos.

André disse...

Querida profa Claudia, fico feliz q as coisas vão indo bem, deixo aki meus parabens pelo trabalho e dedicação, certo de que todos pacientes estão com certeza em ótimas mãos.

Um grande bjo e saudades de todos!

André Telo

Unknown disse...

Olá,

Estou fazendo meu TCC sobre reintrodução de animais capturados por tráfico e tenho um artigo que fala exatamento sobre a reintrodução do Tucano de Bico Preto. Aliás, tudo indica que o primeiro trabalho brasileiro de reintrodução de fauna silvestre foi do tucano de bico preto e aconteceu na década de 70.

Espero que o nosso amigo aí, já esteja nas copas das árvores desfrutando das frutas das Juçaras e perpetuando sua espécie.

Abraços a todos
Luciana Alves
Estudante de Biologia

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Claudia é Medica Veterinária formada pela UNESP Botucatu (2000) e mestrado em Reprodução Animal pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (2004). Desde 2005 é coordenadora e responsável técnica do Centro de Triagem de Animais Selvagens Refúgio Mata Atlântica LELLO-UNIMONTE. Tem experiência na área de reabilitação e conservação de animais selvagens, clínica e cirurgia de animais selvagens e domésticos, atuando nos seguintes temas: resgate e captura de fauna, atendimento emergencial de animais selvagens e domésticos, reabilitação de fauna acometida por petróleo e outros compostos químicos, elaboração de termos de ajustamento de conduta nos aspectos que tangem a fauna, elaboração de projetos de centros de triagem, zoológicos, criadouros de fauna, elaboração de planos de contingência que envolvam a fauna e a adequação dos procedimentos industriais relacionados a interação com a fauna.