terça-feira, 19 de abril de 2011

Treino de vôo



Atualmente no CETAS, um lindo trabalho é realizado pelo biólogo e médico veterinário Nereston. Trata-se da reabilitação de vôo pelas técnicas de falcoaria.

As aves de rapina são pacientes frequentes no CETAS. Muitas chegam por traumas e quadros clínicos leves. Porém o fato do animal ficar parado, ele perde a performance atlética. Podemos comapara as aves com o Usain Bolt, o corredor mais rápido do mundo. A eficiência do vôo vem com a prática, com o treino. Se o animal fica parado, ele fica prejudicado para caçar, voar e pode acabar morrendo.

Várias aves foram reabilitadas utilizando esta técnica. Hoje estão em treino: um gavião cauda branca (Buteo albicaudatus), 2 gaviões asa de telha (Parabuteo unicinctus)- aves critricamente ameaçada no estado de SP, 1 falcão de coleira (Falco femuralis), 1 falcão quiri quiri (Falco sparverius), 1 mocho diabo (Asio stygios), e dois filhotes se Gavião caracoleiro (Chondrohierax uncinatus) e mocho orelhuda (Asio clamator)

Respeito, tradição e amor as aves de rapina fazem com que estes caçadores voadores voltem para casa.

Claudia

2 comentários:

Vanessa e Genildo disse...

Parabens ao CETAS e ao Nelinho por esse trabalho incrivel! Foi muito bom fazer parte dessa equipe e realizar esse trabalho com vocÊs resultando na soltura da Gaya!! Abraços

Jerraime disse...

Ola pessoal, estou montando um projeto de soltura de Tyto alba e Asio clamator e gostaria de saber mais sobre a técnica de falcoaria. será q vcs poderiam me ajudar?
obrigado! =)
meu e-mail: jehimme_111@hotmail.com

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Claudia é Medica Veterinária formada pela UNESP Botucatu (2000) e mestrado em Reprodução Animal pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (2004). Desde 2005 é coordenadora e responsável técnica do Centro de Triagem de Animais Selvagens Refúgio Mata Atlântica LELLO-UNIMONTE. Tem experiência na área de reabilitação e conservação de animais selvagens, clínica e cirurgia de animais selvagens e domésticos, atuando nos seguintes temas: resgate e captura de fauna, atendimento emergencial de animais selvagens e domésticos, reabilitação de fauna acometida por petróleo e outros compostos químicos, elaboração de termos de ajustamento de conduta nos aspectos que tangem a fauna, elaboração de projetos de centros de triagem, zoológicos, criadouros de fauna, elaboração de planos de contingência que envolvam a fauna e a adequação dos procedimentos industriais relacionados a interação com a fauna.